A Arte da Vida – 2007

Público Alvo

Os propósitos do projeto são de atender à aproximadamente 200 pessoas da comunidade do Centro de Belford Roxo onde há muitas crianças que procuram espaços agradáveis aos sábados para saírem das ruas já que os pais trabalham nos comércios locais cadastrados ou não como ambulantes, como também atender e retirar das ruas pessoas que já se encontram no tráfico de drogas – a faixa etária em questão está entre 07 a dezoito anos e o Projeto pretende também atender à comunidade ociosa com oficinas e palestras formativas de maneira eficiente e significativa, pois entendemos que a escola e a educação são a solução para os problemas sociais que enfrentamos no dia-a-dia, como: a exclusão social, a violência e as drogas.

Esperamos, através deste projeto, apresentar uma iniciativa preventiva e uma comunicação mais rápida entre a criança, o adolescente e a escola, e com essa iniciativa estaremos criando espaços para o combate à exclusão social, visando a contribuição para a construção de uma nova sociedade para o século XXI, colaborando, desta forma, para a prevenção e redução da violência no Brasil.

 

Calendário Letivo 2007

 

Metodologia

O Projeto ArteVida se consolidará em 1 (um) pólo de atendimento com três oficinas, na Instituição de Ensino SESNA – localizada em Belford Roxo; as oficinas serão utilizadas com cunho artístico cujo estímulo dar-se-á a partir de aprendizagens significativas para a seleção de crianças e jovens dos 07 aos 18 anos incompletos residentes nas regiões selecionadas; apontadas, por hora, como bairros carentes na situação sócio-econômica, onde também, há concentração diagnosticada de problemas que atingem a faixa etária em questão.

 

As aulas ocorrerão das 9h ás 12h e das 13h ás 16h

  • Oficina I – 2 turmas com aulas de Pintura / Desenho (1 turma manhã e 1 a tarde), Telemarketing (1 turma manhã e 1 a tarde) e Bijuteria (1 turma manhã e 1 a tarde);
  • Oficina II – 2 turma com aulas de Música / cordas (1 turma manhã e 1 a tarde), Música / tambor (1 turma manhã e 1 a tarde) e Dança (1 turma manhã e 1 a tarde);
  • Oficina III – 2 turmas de Atividades Circenses (2 turmas manhã e 2 a tarde).

Das 8h ás 9h Café da Manhã, das 12h as 13h Almoço (com os alunos dos 2 turnos) e das 16h ás 17h lanche e saída.

Visa-se com isso, prioritariamente, estimular a permanência dos estudos sanando as dificuldades de aprendizagens e estimulando assim, à construção das relações, disponibilizando um currículo a serviço do desenvolvimento humano, atividades direcionadas pelas oficinas as quais estimularão a manifestação artística caracterizada pela criação, difusão e reflexão da criatividade e fortalecimento cultural como fonte de energia vital para o desenvolvimento do país.

Desta forma, a aprendizagem artística obedece a um esquema de elaboração que não é aleatório. Requer, pois, uma ação sistematicamente planejada acompanhada e avaliada, o conhecimento não se dá apenas de forma natural ou espontâneo é também objeto de uma construção processual, quando ganha sentido ou significado para a vida do sujeito se torna caminho para a consistência na sociedade e na conduta humana.

Além de desenvolver artisticamente busca-se, com o Projeto ArteVida, garantir o direito as crianças e jovens tornando-os pessoas que irão lutar por melhores condições de vida, em que a dimensão ética e a construção de valores caminham lado a lado com a dimensão cognitiva e psicomotora.

 

Objetivos Gerais

SÃO OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO “A Arte da Vida”:

  • Abrir espaço de educação e arte na formação jovens de comunidades com pouca ou nenhuma oferta em atividades sócio-culturais, proporcionando oficinas construtivas aos sábados a comunidade;
  • Tornar a “escola na comunidade” em “escola da comunidade”;
  • Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
  • Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Circo e Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utiliza-los nos trabalhos pessoais;
  • Desenvolver o uso correto e dinâmico de táticas e estratégias, bem como da concentração;
  • fortalecer a relação escola-comunidade-sociedade;
  • Incentivar a cultura popular local por meio de ações e estratégias artísticas;
  • Estimular e envolver segmentos representativos da comunidade, garantindo a filosofia do projeto, de participação social e a continuidade das ações;
  • Promover circuitos para troca de experiências e estimular a formação de novos agentes multiplicadores;
  • Incentivar a participação voluntária da comunidade interna e externa, despertando lideranças;
  • Reduzir os índices de violência e depredação, melhorando a qualidade de vida;
  • Reduzir a evasão escolar, promovendo a inserção, permanência e sucesso das crianças e adolescentes na escola;
  • Mobilizar integração da família comunidade e escola com futuras oportunidades no mundo do trabalho pela arte;
  • Aumento da auto-estima das crianças e adolescentes;
  • Promover e democracia, cooperação e ação empreendedora nos jovens.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO:

Promover a inserção de 200 crianças e jovens nas escolas nos finais de semana através de atividades complementares que auxiliam no desenvolvimento integral do indivíduo.