Projetando o Futuro II – 2010

 

O Projeto Projetando o Futuro é de responsabilidade da Diretora Executiva da Instituição, Maria Aparecida de Freitas Santos, e vem sendo realizado em parceria com AES.Com.Rio de Janeiro através do convênio CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança.

O Projeto contempla 200 crianças/adolescentes de 7 a 17 anos, através de ações sócio-educativas e érealizado em contra-turno escolar de segunda a sexta feira. Além das atividades sócio-educativas, há uma programação contendo atividades de lazer e culturais, e comemorações de datas especiais, etc.

A execução do presente projeto e seus resultados apontam no sentido de que o enfrentamento à violência sexual em Belford Roxo é possível, especialmente se for realizado um trabalho preventivo com as crianças e adolescentes, famílias e demais atores. Acreditamos que este trabalho preventivo deva ser tratado como política pública, envolvendo diferentes áreas como educação, saúde, assistência social, entre outras.

Nesta visão a Sesna em parceria com o ITA – Instituto dos Trabalhadores Autônomos tem a pretensão de implementar, para 2010, ainda, ou 2011, um projeto com um novo diferencial , onde estaremos atendendo crianças com distúrbio de comportamento, pois sentimos a necessidade de uma participação e integração efetiva na área da educação, saúde, esporte e lazer.

Ao longo dos nossos 11 anos de existência, a SESNA tem investido em seus projetos Sociais, visto que hánecessidade de se construir uma sociedade democrática e inclusiva, onde todos tenham seu lugar. Acreditamos que através da inclusão social em nosso projeto estaremos contribuindo para um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes.

Essas mudanças são acompanhadas, avaliadas e os resultados, tanto positivos quanto negativos, são estudados e abordados com propostas de melhorias.

Os objetivos propostos pelos projetos da Sesna ampliam cada vez mais o leque de opções para as crianças, tornando uma ferramenta importante e indispensável para a educação. A inserção das crianças no mesmo tem como foco principal ocupar o tempo ocioso retirando-as da ruaoportunizando oficinas significativas, cumprindo seu papel de socialização. Nos meses de janeiro a junho a Sesna superou sua meta proposta, que era de 200 crianças e já chegamos a um atendimento de 265.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Desde o inicio dos trabalhos até o momento(neste ano de 2010) temos atendidos 265 crianças e adolescentes nas oficinas de Artesanato, no EsporteJazzCapoeira, Karatê e Reforço escolar, embora a proposta do projeto fosse para 200 crianças.

A importância de estarmos em constante avaliação nos trabalhos e nas oficinas, permite à equipe um movimento criativo e de atualização contínua em relação ao repertório das atividades.

Urge, ainda, um projeto que ofereça alimentação , pois a hora do almoço é muito importante para trabalho com eles, sobre os cuidados consigo mesmo, o valor do alimento, a integração com o outro, que a mesa propicia além de suprir não só a falta de alimentação em casa, que muitas vezes acontece, como também o encontro à mesa.

Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto está em consonância com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e da LOAS.