Histórico

A SESNA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 17 de setembro de 1998, com o propósito de ajudar a comunidade carente, principalmente na área educacional e social de Belford Roxo, através de uma política de atendimento voltada para projetos e atividades educacionais que incentive a continuidade nos estudos e a permanência na escola, como também formação para comunidade em questão, oferecendo palestras e programas voltados para atividades de auto-sustentação e educativas.

A SESNA tem como objetivo, promover em seu espaço, a inserção de 300 crianças e jovens, em contra-turno escolar, com oficinas e palestras formativas de maneira eficiente e significativa, pois entendemos que a escola e a educação são a solução para os problemas sociais que enfrentamos no dia-a-dia, como: a exclusão social, a violência e as drogas.

Esperamos apresentar através de projetos, uma iniciativa preventiva e uma comunicação mais rápida entre a criança, o adolescente e a escola, e com essa iniciativa estaremos criando espaços para o combate à exclusão social, visando a contribuição para a construção de uma nova sociedade para o século XXI, colaborando, desta forma, para a prevenção e redução da violência no Brasil.

 

Apresentação

A SESNA surgiu de um grupo de amigos formado por pedagogos, advogados, professores e profissionais liberais que implantaram a Sociedade Educacional e Social Nova Aliança – SESNA, uma entidade voltada para o trato da família, da infância e da juventude de uma comunidade que historicamente voltava-se para a violência urbana e a precariedade de recursos materiais e educacionais, no qual sentia-se a ausência de iniciativas do poder público que fosse ao encontro de tais necessidades.

Essa instituição foi fundada por iniciativa de um grupo de profissionais de diversas áreas do conhecimento, indignados com a situação de violação dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, constituída como ONG regida por estatuto, aprovado em assembléia geral, mantida por seus fundadores e parceiros.

O responsável pela instituição denominado (a) de presidente é eleito em assembléia geral, bem como os demais membros da instituição.

 

Missão

Integrar as crianças e a família à sociedade e manter as crianças e adolescentes na escola por mais tempo, retirando-as das ruas, capacitando-as e as afastando da marginalidade, oportunizando melhor qualidade de vida, bem como prepara-las para o exercício da cidadania.

 

Visão

Uma sociedade comprometida com o pleno desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

 

Valores

Nossa instituição está alicerçada no respeito, dignidade , amor ,esperança, responsabilidade e pautado nos princípios básicos do (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Nosso Lema:

“Política Social não se faz só com dinheiro. É preciso ter muita criatividade para possuir sempre idéias novas”.

 

Veja aí o resultado!!!

 

O projeto “PROJETANDO O FUTURO”, foi o grande vencedor do Prêmio Itaú UNICEF, da Regional do Rio, na categoria pequeno porte, e agora disputa a fase nacional.

O tema da 9º edição do Prêmio Itaú Unicef 2011 foi, Educação Integral: Experiências que Transformam, cujo incentivo vem reforçar a importância das parcerias entre Escolas Públicas e ONGs.

A integração entre Ongs e Escola Pública tem um papel de suma importância pois, colaboram para a formação de nossas crianças e adolescentes , oferecem novos espaços e possibilidades para a Educação integral, apresentam propostas de atividades didáticas mais flexíveis, oferecem outros espaços e momentos para a aprendizagem, criam espaços de debate e mobilizam a sociedade pela melhoria do ensino, trazem temas e abordagens que contribuem para o desenvolvimento global dos alunos.

Estiveram presentes no evento a equipe da SESNA e a Escola Parceira CIEP Casemiro Meirelles, representada por sua diretora Leci da Silva Correa.